segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Entrevista no Camburi (VII)

Bom é olhar, de cima do morro, a natureza que ampara o caiçara!

J.R.: E agora, seo Genésio, que histórias que aconteceram por aqui, do tipo fantásticas, que acontecem na natureza de uma forma meio estranha e que chama a atenção da gente?
Genésio: “O senhor sabe que eu conheci, eu vi muitas coisas aqui... O senhor quer falar essas coisas meio invisível? O senhor sabe que aconteceu muito aqui  – e eu tenho provas! – sobre o negócio de luz, tocha, fogos passando de um lado para outro; aquelas bolas furtando as  cores, né? Azul, verde, cor de rosa, amarela, né?  Não faz muito tempo que eu estava na praia com esse companheiro Onato, que é o dono do barzinho lá embaixo. Nós tava pegando isca na praia, na boca da noite. Não faz muito tempo; deve tá fazendo uns cinco a sete anos. A gente tava pegando esse guaroçá, esse siri... quando vimos... ou era mais cedo ainda...apareceu nesse mesmo morro, aqui perto da casa mesmo, uma bola tipo de um forno, redonda, com uma parte cor de rosa, bonito furtando a cor; a outra verde, verdinhozinho, furtando as cores, né? . Assim como a noite. E outra, outra parte vermelho, vermelhozinho. Então, ela tava com quatro partes, né? Uma verde, uma cor de rosa, outra azul... Com quatro partes aquela bola! Então era redonda e ela vinha girando, passou na direção da praia do Camburi, por cima da praia do Camburi; deu a volta e foi para a outra praia –do Grosa. Passou pela Grosa, foi para  a outra praia – a praia Brava. Bonito! Nós ficamos assim olhando, né?!”
J.R.: Onde é a praia do Grosa?
Genésio: “A praia do Grosa? O senhor saindo daqui do Camburi, entrando no canto, no canto de lá [direito] da praia do Camburi, como o senhor vai para a praia Brava, é a praia do Grosa”.
J.R.:Tem uma primeira prainha, então?
Genésio: “Tem uma prainha; é. Para depois dessa prainha do Grosa o senhor pegar a praia Brava”.
J.R.: Essa praia eu nem sabia que tinha!
Genésio: “Não sabia?! A praia do Grosa?! Ah! É muito antiga, né? Tem o Saquinho do Grosa e tem a praia do Grosa. Então, quando dá assim as águas de sul ou as águas de leste, fica aquela praia bonita! Areia; cobre tudo de areia, né?
J.R.: A luz sumiu lá?
Genésio: “É, a luz sumiu pra lá. Outra, que aqui na praia Brava do Camburi, nós pescando, nesse tempo, quando o senhor viajava por terra, então tinha duas luz, duas tochas, assim, vermelho. Era assim, vermelho. Então, essas duas tochas de fogo,elas saíam no canto de lá, então passava uma pela outra. Uma vinha até meia praia, da praia Brava. A outra também vinha, dava encontro. Quando uma vinha, a outra ia daqui pra lá. Muitas vezes nós tava a troiar. (O senhor sabe o que é tróia, né?). Pescando à noite, troiando muitas vez nós via isso na praia Brava. Aí nós dizia assim: ‘Olha lá! Olha lá! Olha a luz!’. Nós, toda uma garotada e tal. Então o Manezinho disse assim: ‘Olha! Escuta aqui! Vamos cuidar aqui do peixe!'.   Às vezes a gente cercava o peixe-galo, o goete... ‘Vamos cuidar aqui do peixe. Deixa a luz lá! O que tá quieto não se bole’. Ele ralhava com nós, né? E aquelas duas luz: uma de lá e outra pra cá: passeava na praia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário